terça-feira, 24 de agosto de 2010

ÀS URNAS PELA PRIMEIRA VEZ

No Brasil, todo mundo já pode votar aos 16 anos. Mas será que a galera sabe que com o voto vem aquela responsabilidade?

14 comentários:

  1. Os jovens brasileiros não possuem muita informação sobre a responsabilidade que o voto traz a nossa nação. A informação passada pelos candidatos sempre são, basicamente, as mesmas. O fato de o voto entre jovens de 16 e 17 anos ser facultativo, faz com que a maioria deles não se interessem em tirar o título de eleitor. A participação dos adolescentes é a mais baixa das últimas três eleições. O fato de ter que acordar cedo e passar o dia todo nas filas, acaba desanimando os jovens eleitores. Enquanto o voto entre os jovens de 16 e 17 anos não for obrigatório, nenhum deles irá até as urnas para votar.

    ResponderExcluir
  2. Acho que devemos votar, sim!
    Mesmo sabendo que não há adolescentes com maturidade suficiente para votar aos 16 anos.Assim,como nossos pais, devemos ter a consciência da pessoa que escolhemos para cuidar do nosso País.
    E não devemos esquecer de lutar pelos nossos direitos e deixar tudo em promessas.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, o voto aos 16 anos é facultativo e poucos nessa idade têm a maturidade para escolher um bom candidato.Além do mais, o voto não deveria ser obritório para as pessoas com 18 anos ou mais,pois muitas pessoas ,pelo voto ser exigido,vão às urnas só pela obrigação e não escolhem pessoas qualificadas ou até trocam seu direito por qualquer coisa, tais como comida.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, podemos sim afirmar que no Brasíl todo mundo já pode votar aos 16 anos, mas esse não sabem a responsabilidade do que estão fazendo.
    Acho que muitos vão às urnas pela primeira vez por brincadeira, ou seja, não tem a maturidade de votar.
    Para mim, só deveria ir às urnas pela primeira vez com 18 anos de idade, porque muitos com essa idade já sabem o que é certo e o que é errado, ou seja, tem a responsabilidade de escolher o governados, senador e outros candidatos para colocar seu país pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que aos 16 anos, nem todo mundo tem cebeça pra ajudar a decidir o futuro de um país.
    Isso da pra perceber pela atitude de muitos jovens que ate de maior idade nao tem matiridade, nao tem coapacidade de pensar como alguém que realmente vai votar pensando naquilo que o Brasil precisa, que o povo be baixa renda necessita.Acho assim que as pessoas so deveriam votar aparti dos 20 anos.
    Porque so assim as pessoas ja teriam uma certa comciencia do esta fazendo.

    ResponderExcluir
  6. Nós, os jovens brasileiros, não temos motivação para votar porque os candidatos só prometem e nunca as cumprem. A falta de organização do governo nas horas de ter que ir às urnas, deixa qualquer um desanimado. Isso não seria diferente com os jovens. Como o voto entre os adolescentes de 16 e 17 anos não é obrigatório, a maioria não pensa em tirar o título de eleitor e menos ainda, o fato de ter que enfrentar filas.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião,acho que a partir de 16 anos e capaz de votar,basta cada qual pensar com si mesmo,que vai ser uma grande responsabilidade nas suas mãos de ter um mundo melhor,nao que o povo apartir de 16 anos nao seja capaz de ter responsabilidade,basta ter consciência do que vai fazer,em quem votar,o que devo fazer,sera que quero isso agora?cada um com sua responsabilidade que concerteza teremos um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  8. não concordo com o voto para menores de 16 anos pois muitos jovens não são maduros
    o bastante para tomar uma decisão tão importante.
    mas porem tem seu lado positivo pois pode ajudar os jovens a se interesaren mais pela politica.porem esse asssunto não e tão divulgado para essa faixa etaria.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza muitos jovens ou até mesmo os adultos na hora da escolha de seu canditado ou da votação não pensam nessa questão.
    Na minha opinião,os jovens não deveriam votar nessa idade,porque se acham que eles são tão responsáveis para assumir a responsabilidade da votação,deveriam ser também responsáveis pelos seus atos no dia a dia,como aqueles jovens que matam ou robam e são presos e logo depois estão aí em liberdade por causa da lei que protegem esses adolescentes.
    Por fim ,eu acho que eles ainda não tem essa maturidade, já que escolher alguém pro nosso governo é uma decisão que influenciará todo o nosso país.

    ResponderExcluir
  10. Luzia 3ºano
    Eleiçoes 2010
    Eu sei que nossa vida é política,mas eu sinceramente, não gosto,os cadidatos não passam confiança.Só votei uma vez,desde então so justifico meu voto.Neste ano, não vai ser diferente,e se fosse votar votaria nulo.
    Se fosse mim não existiria eleições,pois se voto não fosse obrigatório eu nunca votaria,porque tenho ódio dos eleitos que roubam.
    Eu não gosto de política mas sou a favor do voto consciente,ja que vai votar vote naquele que é melhor para o país.

    ResponderExcluir
  11. o voto não deveria ser obrigatório ,porque há muitas pessoas que não sabem tomar um decisão ,e votar com conciencia .Mas por outro lado, os jovens que se interessam pelos seus direitos lutam para um governo
    digno e competente.

    ResponderExcluir
  12. Eu,sinceramente não gosto de políticos.Sei que isso é errado, mas não consigo aceitar os atos dos políticos,as roubalheiras,os crimes que eles cometem e também a impunidade que existe no Brasil.
    Gostaria que o povo mudasse o ponto de vista para votar corretamente.Não esquecendo o passado dos políticos.
    Eu não concordo com voto aos 16 anos,pois eles não são responsáveis pelos seus atos,na minha opinião eles não são os melhores eleitores para escolher o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Os jovens brasileiros deviam ter mais informações sobre politica,e não há nenhum lugar melhor para se aprender que a escola.
    No meu modo de pensar os jovens de 16 e 17 anos não tem vontade de votar e por que a escola e os pais não estimulam esse lado de suas vidas, pois se a escola e a "preparação para a vida"deviamos nos preparar para decidir nada mais nada menos que quem governara o pais e/ou o estado em que provavelmente construiremos nossas vidas

    ResponderExcluir